A antevisão de uma crise

Einstein não pensava no futuro porque ele chega logo. E para as cooperativas de laticínios o futuro chegou infelizmente da pior forma possível. Muitas quebraram, outras foram compradas por multinacionais. Das cooperativas que sobreviveram raras estão em boa forma financeira. Esses acontecimentos foram previstos pelo economista Almir Meireles que lutou para a integração das cooperativas regionais do Vale do Paraíba como antídoto de uma crise que acabou acontecendo de forma inexorável.

Estudioso do cooperativismo leiteiro, no qual fez carreira brilhante, Almir Meireles, relembra essa história no livro Integração Inacabada, mais um lançamento da Editora Barleus. Nele o autor publica ensaios sobre planejamento, política, modernização, mas o objetivo maior do autor é o de explicar os motivos pelos quais não vingou o projeto de integração das cooperativas filiadas à “velha senhora do Brás”, a Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo (CCL-SP) que na sua fase áurea foi a maior e a melhor empresa láctea do Brasil.

Dono da maior biblioteca particular do país de temas leiteiros e autor de mais três livros do mesmo gênero (História do Leite Paulista, Desrazão Laticinista e Um olhar incompleto), Almir Meirelles aproveita o livro Integração Inacabada para despedir-se carinhosamente da área que lhe proporcionou grandes realizações. Cita dirigentes de cooperativas aos quais deve muito, conta a carreira de ex-colegas e até hoje amigos da CCL-SP, republica entrevistas, artigos, faz uma cronologia dos principais fatos da história da “Paulista”, a grande paixão de sua vida.

No livro o autor faz uma releitura do projeto de lei enviado tempos atrás pela Organização das Cooperativas Brasileiras ao Congresso Nacional taxando-a “uma opção preferencial pelo atraso” tantos eram na sua opinião os erros da proposta principalmente como o aparelhamento burocrático da entidade.
O projeto está até hoje parado em Brasília! O livro é indispensável para quem quer entender os motivos do descaminho das cooperativas brasileiras de laticínios no século 20. O cenário é o Estado de São Paulo mas o exemplo serve para todo o país.


Primeira parte

Análise conjuntural
Fundamentos da integração
Teoria sobre mudanças sociais
Planejamento e política
Planejamento e execução
Diplomacia e democracia
Espaço e poder
Como minimizar os riscos do crescimento
Planejamento estratégico num novo tempo
Entrevista – Traçando cenários futuros

Segunda parte

Da tutela do Estado à curatela cooperativista
Projeto de lei cooperativista
Crítica à posição da OCB

Terceira parte

Uma análise do Sistema CBCL
Depoimento - Aniversário da Revista Balde Branco
A política a serviço da modernização

 
GV8 Sites e Sistemas