Aves voltam para a vida livre

Lançado com apoio da Central Elétrica de São Paulo (Cesp), patrocínio da Fosfertil e incentivo da Lei Rouanet, o livro Pio da Esperança tem textos de Fernão Lara Mesquita e Luiz Roberto de Souza Queiroz e fotos de Fábio Moreira Salles, todos jornalistas. Alerta sobre os danos que a destruição das matas tem causado à avifauna desde o descobrimento do Brasil, nessa época reconhecido como um paraíso terrestre.

O nome Pio da Esperança inspirou-se no fato de que o livro relata o trabalho de preservação de aves ameaçadas feito pela Cesp na reserva florestal junto à usina hidrelétrica de Paraibuna, no vale do Paraíba. A empresa mantém aí um plantel de centenas de exemplares de tinamídeos e cracídeos, como macucos, jacutingas e mutuns, num projeto que, iniciado há 22 anos, já soltou cerca de 3.500 aves para a vida livre.

A maior prova do sucesso do trabalho foi a recente suspensão pela Cesp da criação do jacu-guaçu, que deixou de ser uma ave rara na serra do Mar, de onde é nativo. Único do gênero no país, o Centro de Conservação de Aves Silvestres da empresa ocupa 10 hectares e tem viveiros de criação e reprodução, incubadeiras e viveiros de pré-soltura. Todas as aves voltam para a natureza com anéis de identificação.

Destacando o compositor e maestro Tom Jobim por sua luta em favor da natureza (“sou filho da Mata Atlântica”, ele dizia), o livro enfoca diversas pessoas também ligadas ao meio ambiente, como Jacques Veilliard, pioneiro da ecologia no Brasil. Apresenta desenhos de árvores fornecedoras de alimento para as aves e mapas da sua ocorrência no país. Pio da Esperança vem com CD que reproduz pios do mutum, do uru, do macuco da Amazônia (o maior dos tinamídeos) e de outros.

Ilustrada, em formato grande, com capa dura e alto padrão gráfico, a obra faz um inventário da destruição da natureza brasileira, contando que 3 milhões de pés de pau- brasil foram derrubados pelos dendroclastas (inimigos das árvores) desde o descobrimento do “paraíso terrestre”.

Capítulos

Paraíso terrestre
Aves do paraíso
Fruteiras preferidas
Destruição do paraíso
Festim com aves
Ao som do macuco
De volta para casa
Gente das matas

 
GV8 Sites e Sistemas