Gigante de terras pobres

Primeiro livro ilustrado da história dos fertilizantes no Brasil, Raízes da Fertilidade começa contando que o território brasileiro é um os maiores do mundo, mas tem um porem: a pobreza química das terras. Só 3% delas são de alta fertilidade. Nos Estados Unidos o índice chega a 24% e na Rússia européia e asiática a 23%. Portanto, o uso de adubos pela agricultura é uma necessidade premente.

De autoria do jornalista João Castanho Dias, o livro reconstrói os caminhos dos adubos no país desde o período colonial, quando já era adotado pelos senhores de engenho de açúcar sob a forma orgânica, até a atualidade, relatando as vicissitudes por que eles passaram, como os altíssimos impostos, até chegar à posição de hoje tornando-se um insumo de reconhecido valor para o incremento da produtividade das lavouras.

Relatando em paralelo o processo de modernização da agricultura brasileira, Raízes da Fertilidade destaca o papel da Associação Nacional para Difusão de Adubos na difusão dos fertilizantes no país. Fundada em 1967, em São Paulo, a ANDA conduziu um dos maiores trabalhos de divulgação de um insumo agrícola, tendo promovido por todo o país cerca de 45 mil dias de campo para 1 milhão de produtores.

Sobre os pioneiros da industria nacional de fertilizantes, o livro lembra a história de um pequeno empresário do Paraná que na década de 1940, acompanhado do filho caçula, se postava todas as manhãs de domingo na porta da igreja para dar um saquinho de 5 kg de adubos aos agricultores que saíam da missa. Tempos depois ele tornou-se um dos grandes do setor.

Raízes da Fertilidade dedica um capitulo inteiro á cafeicultura, primeira lavoura a usar fertilizantes, na época olhado com desconfiança pelos agricultores destacando ainda a importância, dos cerrados brasileiros eleitos pela FAO como o último grande celeiro do mundo na produção de alimentos. A infertilidade das terras região foi quebrada pelos fertilizantes e a região voltará a ser o que era se os fertilizantes forem suprimidos.

Capítulos

Uma história que vem de longe
O general que deu a largada
Chegou a vez do adubo nacional
A propaganda por si mesma
A encantadora de multidões
O círculo virtuoso dos fertilizantes
Gente que fez história

 
GV8 Sites e Sistemas